Fies é alternativa para estudantes de faculdades privadas

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Fies é alternativa para quem sonha em fazer faculdade

Para muitas pessoas Brasil a fora, e principalmente na Amazônia, cursar uma faculdade significa superar diversos desafios como, dificuldade de acesso as Instituições de Ensino Superior (Ies) da rede pública, precariedade da infra-estrutura acadêmica e a principal delas que é a falta de recursos financeiros para manter os estudos durante os anos passados na academia.

Atualmente o Governo Federal tem financiado, através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) os acadêmicos que, por necessidade ou escolha, optaram em fazer um curso superior na rede privada de ensino.

O Fies é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo financiar, sem a necessidade de fiador, com juros de 3,4% ao ano, a graduação superior de estudantes matriculados em faculdades não gratuitas. É importante ressaltar que, para o aluno participar do financiamento, o mesmo deverá está devidamente matriculado em um curso superior, e manter notas de avaliação satisfatórias ou positivas, conforme média estabelecida pelo Ministério da Educação.

Patrícia Silva fala sobre a importância do Fies para quem quer cursar uma faculdade

Patrícia Silva optou pelo Fies para continuar cursando uma faculdade

Para a acadêmica do curso de comunicação social do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), Patrícia Ligia, o financiamento “ajuda o aluno a não desistir do seu sonho no meio do caminho, pois através dele, eu e outros colegas de faculdade conseguimos seguir em frente e se Deus quiser, concluir o curso”. Continuando, a mesma relatou o que levou ela optar pelo Fies, “como a minha instituição de ensino não tem convenho com o Prouni, tive que escolher entre interromper os estudos prematuramente ou fazer o financiamento que irei começar a pagar depois de concluir o curso superior, diante dos fatos naquele momento optei pelo Fies”, concluiu.

Os estudantes interessados em contratar o financiamento, devem acessar o Sistema Informatizado do FIES (SisFIES) e seguir o passo a passo de inscrição detalhado no site.

Leia mais sobre o tema nos links abaixo.

Portal Mec

Caixa Econômica Federal

Uol Educação

Iespes

About these ads

2 Respostas para “Fies é alternativa para estudantes de faculdades privadas

  1. Sem dúvida, e o bom é que os bolsistas parciais do Prouni também podem se beneficiar do programa…

  2. Parabéns pela matéria e pelo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s