A conquista da mulher pela sua independência no mundo atual

A mulher no comércio santareno

A invasão das mulheres no mercado de trabalho

A inserção da mulher no mercado de trabalho teve início com a I e a II guerra mundial, em que as mulheres tiveram que assumir a posição dos homens no sustento familiar. Com o passar do tempo elas conquistaram o seu espaço, porém, apesar de toda essa evolução, a mulher ainda está numa posição de inferioridade em relação aos homens, pois ainda lidam com o preconceito e a discriminação, mas principalmente pela desigualdade salarial por parte de uma pequena parcela da sociedade, predominantemente machista. Para Maria Basília de 25 anos, que trabalha em uma loja do centro comercial de Santarém, o principal desafio é vencer o preconceito. “Apesar de muitos empresários não darem oportunidade para que possamos mostrar o nosso trabalho, as que conseguem se sentem muito felizes quando recebem seu dinheiro”.

Trabalhar fora de casa, ganhar o seu próprio dinheiro, ser independente são conquistas recentes. Hoje o papel das mulheres é muito diferente daquele do início do século, pois além de trabalhar e ocupar cargos de responsabilidades, ela acumula tarefas tradicionais, como ser mãe, esposa e dona de casa. No entanto, além do seu papel estruturador no âmbito familiar, há certa autonomia dos vínculos da mulher com o mundo do trabalho que refletem em mudanças culturais na nossa sociedade, que apontam para maior independência e realização profissional. A inserção da mulher no mercado vem sendo escrita em duas bases. A primeira é a queda da fecundidade, já que cada vez mais a mulher tem adiado projetos pessoais como o de ser mãe; e o aumento do seu nível de instrução, pois elas procuram estar aptas aos cargos que almejam, sempre se especializando.

A participação da mulher no mercado de trabalho aumentou bastante nas últimas décadas, a imagem feminina é cada vez mais presente e este fenômeno é mundial. Existem várias mulheres ocupando cargos que, em tempos passados, era impossível elas exercerem, como capitã da polícia ou até mesmo o cargo de presidente da República.

Nos dias atuais existe um grande numero de efetivos femininos ocupando cargos de direção e chefia antes considerado masculino. No entanto, ainda ganham menos que os homens. A estudante Ana Carolina de 18 anos avalia de forma positiva a participação das mulheres no mercado de trabalho, ”As mulheres cada vez estão conquistando um lugar no mercado. Ainda tem aquela questão do preconceito por parte dos homens, muito não conseguem assimilar levando para o lado da competição”. Embora ainda exista essa diferença de sexos no mercado trabalhista, essas conquistas comprovam a dedicação, e acima de tudo a necessidade, já que muitas das famílias são chefiadas por mulheres. Observa-se uma maior participação no mercado de mulheres sem marido e com filhos, característica que mostra a necessidade do sustento familiar exclusivamente da mulher.

Continue lendo sobre o assunto nos links abaixo.

A mulher e o mercado de trabalho – Brasil Escola

Mulheres na liderança | Portal Carreira & Sucesso

O desafio da mulher no mercado de trabalho | Portal HSM

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s